Fernanda Liberali

PUC-SP/CNPq

COGEAE

O Papel do Coordenador Pedagógico  

Apresentação:
Para que um coordenador contribua para a transformação da prática daqueles que se encontram sob sua coordenação, é preciso que seja, antes de tudo, um profissional reflexivo, conhecedor de estratégias que lhe permitam auxiliar seus coordenados a olhar, entender e transformar sua prática, seja em sala de aula, seja em outro ambiente de trabalho.Este curso, organizado em dois níveis, foi planejado por pesquisadores na área de formação de professores e de ensino e aprendizagem, com profunda experiência em coordenação, para levar aos participantes tanto o embasamento teórico necessário à prática reflexiva, quanto o exercício das quatro ações da reflexão: descrição, informação, confronto e reconstrução.

Coordenação
Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali

 

Leitura e Produção de Textos

Apresentação:
Trabalhar com leitura e produção de textos a partir dos diferentes gêneros de discurso é a proposta do curso “Leitura e Produção de Textos”, que a PUC-SP realiza por meio do Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem. As aulas oferecem a profissionais de diversas áreas, que trabalham com texto, uma oportunidade única de refletir sobre ensino-aprendizagem e sobre a linguagem enquanto ação em sua relação com as práticas sociais, tendo como base os Padrões Curriculares Nacionais.Com enfoque sócio-construtivista, o programa do curso é dividido em duas partes. Na primeira, denominada “Trabalhando com a Noção de Gênero do Discurso”, os participantes, que podem ser educadores de todas as áreas, lêem e discutem textos sobre os conceitos teóricos que embasam o curso, relacionando-os com suas próprias práticas de orientação de leitura e/ou de produção de textos. Estão previstas, também, oficinas de produção de projetos que deverão atender às demandas de cada profissional.Na segunda parte, “Responsabilidade de Todas as Áreas do Conhecimento”, são aprofundados os conceitos de gênero do discurso, bem como projeto pedagógico para as diferentes áreas, de modo a promover a intersecção entre a construção de saberes e o domínio da leitura e de produção nas disciplinas específicas e/ou em propostas interdisciplinares. Os participantes devem, necessariamente, ter cursado o nível I ou responsabilizar-se pelo domínio do conceito de gêneros do discurso na abordagem bakhtiniana.

Sob a coordenação da professora Dra. Maria Cecília Camargo Magalhães, as aulas, tanto da primeira, quanto da segunda parte, serão inicialmente, voltadas à análise dos processos de leitura e de produção nas áreas específicas dos participantes, a partir da bibliografia indicada. Na segunda metade do curso, em oficinas de escrita, os alunos elaborarão projetos destinados a situações de ensino-aprendizagem em suas escolas.

Coordenação:
Profa. Dra. Maria Cecília Camargo Magalhães

Inscreva-se nos cursos em: http://cogeae.pucsp.br/index2.php?ID=6

 
%d blogueiros gostam disto: